Djalma Pinheiro

Ah, se eu fosse um poeta....

Textos

Feliz dia das mães......
 
Mãe?
 
Estranho não é um  nome que fica registrado como superação, amor, carinho, proteção e etc...
 
Mas o que podemos dizer mais deste ser, fora todos os simbolismos que ele representa, tentarei aqui fazer o papel do chamado "Advogado do diabo".
 
 
Tentarei falar sobre a mãe que mata o filho, quer seja num aborto, que mata espontaneamente quando já o filho nascido, quer seja o abandonando o rebento em latas de lixo. rios, matagais e etc..
 
 
Na mãe  que mata o filho já adulto por ganância, na mãe que mata o filho psicologicamente, na mãe que tolhe todas as chances de crescimento psicológico, cultural, espiritual, ou qualquer outra forma de crescimento do filho por ciúmes, por despeito ou outro sentimento espúrio qualquer.
 
 
Será que esta mãe não é doente? O que faz com que um ser que o AMIGO MAIOR, deu a oportunidade de gerar uma vida, ter estes comportamentos?
 
 
Devemos criticar?  Devemos jogar pedras?   Devemos julgar e condenar?......
 
 
Perguntas mil que fundo não existem respostas para mim, pois entendo que quaisquer que sejam as situações  acima, temos que entender que mesmo erradamente este ser que age aos olhos dos homens erradamente tem um  poder na mão que temos que respeitar e aplaudir.
 
 
O singelo e divino poder de gerar uma VIDA tem o simbolismo maior e que todas as mulheres desde os primeiros sinais de vida sonham. SER MÃE.
 
 
Portanto me rendo a este ser maravilhoso, confesso que não sei se por ter tido a sorte e o prazer de ter sido gerado por uma autêntica guerreira da luz, que foi Dona Orita, de ter duas filhas maravilhosas e que uma delas.
 
A Mariana, que já me deu uma  netinha "O amor do Vô", a Carolina e o "Machão do Vô" o Matheus. A Gabriela que sei que mais cedo ou mais tarde terá o seu rebento, pois seu instinto materno é muito aguçado.
 
 
Nasci com a sorte de ter o dom da escrita dada a mim pelo meu AMIGO MAIOR, onde com meus poemas, contos e outros escritos. Vejo-me rodeado de mulheres incríveis com o singelo dom da maternidade e tenho certeza de que são seres que mesmo aquelas que não são mães, têm também seus instintos maternos aguçados.
 
 
Tentei ser cruel com as mães do inicio desta escrita, mas quando eu falo sobre MÃE, penso logo em MARIA, mãe de meu AMIGO MAIOR e de Dona Orita, caraca como não posso então não pedir ao AMIGO MAIOR, que as perdoe, que me desculpe quem de mim  pense o contrário, mas MÃE É MÃE.
 
A humilde homenagem que vai abaixo publiquei no dia das mães do ano de 2010.
 
 
Dialogo do Poeta com sua mãe...
 
 
Mãe tenho saudades de ti, pois quando você foi para o andar de cima me desesperei. parodiando os versos do saudoso João Nogueira, cheguei a trocar de mal com Deus. Fiquei a deriva por este  mundo errante, só escrevendo poesias de lamento. Poesias estas que me doíam muito e acabei literalmente me tornando um ébrio.  Vivendo de bares em bares, escrevendo em suas mesas minhas agruras.
 
Meu filho querido e amado posso ter ido para o andar de cima a chamado de Deus, pois minha missão ai nesse mundo já havia terminado. Devo confessar que fui pesarosa por você e seus irmãos.
 
E principalmente você por ser o meu caçula e meio desmiolado. Estava aqui em cima aflita pelas suas atitudes, pelo o que você andava fazendo E junto com os guias de luz, oramos muito para que você deixasse a sua revolta. E voltasse a ser o meu menino travesso sim, mas um bom rapaz. Foram tantas orações dirigidas a ti, que enfim fomos agraciados coma sua volta à realidade.
 
Mãe te peço desculpas por fazê-la sofrer aí em cima, mas como é visto aí pela senhora, voltei realmente à realidade, não sei se sou um bom homem, pois como todo ser vivente sou cheio de erros e acertos.
 
Tento fazer de minhas poesias e meus contos uma reflexão, quase que uma psicografia de meu interior e a do alheio e assim levando a quem ler uma mensagem de amor, de carinho de paz.
 
Eu sei meu filho e me orgulho disso. Vejo o carinho de quem visita suas poesias e contos têm para com você e isto me enche de orgulho, pois criei a duras penas um homem. Cuide bem de minhas netas e minha bisnetinha.
 
Mãe como faço todos os anos no dia que erradamente se comemora o seu dia, pois entendo que dias das mães são todos os dias. Mas fazer o que né. Só me resta como um simples mortal torcer para que todos os filhos deste mundo lembrem-se de sua mãe viva ou que seja ai em cima. Que mãe é um ser iluminado e tem que ser venerada a cada sopro de vida que temos.
 
Meu filho faça então a sua poesia para mim e para todas as mães. Eu daqui de cima te agradeço por você ser quem você é e te abençoo. 
 
 
 
Uma mãe...
 
Que sina maravilhosa tem a mulher,
 
Sina de ser um dia mãe,
 
Mãe sim, mesmo aquelas que nunca tenham parido,
 
Mas já nascem com o instinto materno super aguçado,
 
Tanto é que todas as crianças do sexo feminino,
 
Nunca dispensam as suas bonecas e suas brincadeiras de ser mãe.
 
Mãe só nos ensina,
 
Ensina a amar, a respeitar e principalmente dar valor
 
Ao mais singelo dos sentimentos
 
A amizade ao filho, ao amigo e ao amado
 
Pois nos ensinam a preservar este maior dos sentimentos
 
Portanto sejamos gentis com todas as mães
 
E assim estaremos pedindo a benção da mãe das mães
 
Aquela virgem que pôs no mundo o AMIGO MAIOR
 
E enalteça o amor por uma mãe
 
Sua benção minha mãe
 
Mãe eu te amo muito...............
 

Djalma Pinheiro

Publicado em: www.djalmapinheiro.recantodasletras.com.br   

Faceboock: https://www.facebook.com/djalma.pinheiro.980/

Instagran: djalmapinheiro4755

Canal no Youtube:  @djalmapinheiro1

Skype: djalmapinheiro@hotmail.com

Comunidade: ttps://www.facebook.com/Papo-de-Botequim-com-poesias-MPB-

478793652292942/

Imortal da Academia Mundial de Cultura e Literatura – Cadeira:13.

Djalma Pinheiro
Enviado por Djalma Pinheiro em 12/05/2013
Alterado em 03/02/2024
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários

Site do Escritor criado por Recanto das Letras